Clique nas imagens para ampliar
O exame topografia de córnea consiste em um aparelho com diversos anéis illuminados e uma câmera de alta resolução. A luz dos anéis é projetada na córnea e a câmera vai registrar essa imagem refletida. Baseado na imagem refletida, o aparelho vai realizar um mapa da curvatura anterior da córnea que fornece informações sobre a curvatura da córnea em diferentes zonas ópticas, avaliar se existe astigmatismo, assim como quantificá-lo. Alguns aparelhos também conseguem medir o diâmetro da córnea, tamanho da pupila e quantificar as aberrações ópticas da córnea.
MAIS INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O EXAME TOPOGRAFIA DE CÓRNEA
O exame topografia de córnea é uma importante ferramenta em diversas áreas da oftalmologia:
- Diagnóstico de ceratocone: Pelo exame topografia de córnea é possível o diagnóstico da maioria dos casos de ceratocone, quantificar sua gravidade e realizar o acompanhamento para avaliar com o passar do tempo se o ceratocone está estável ou em progressão. Permite avaliar se um eventual procedimento cirúrgico realizado para o ceratocone obteve o resultado desejado (cross-linking, anel corneano, transplante de córnea...).
- Astigmatismo da córnea: Pelo exame topografia de córnea, é possível determinar a magnitude e o eixo do astigmatismo da córnea, assim como auxiliar no exame do grau do óculos e facilitar a adaptação de lentes de contato.
- Pré-operatório da cirurgia de catarata: O exame topografia de córnea ajuda no cálculo da lente intra-ocular e quantifica o astigmatismo de forma a permitir o uso de lentes intra-oculares tóricas que corrigem o astigmatismo pré-existente. Caso seja utilizado lentes intra-oculares difrativas na cirurgia de catarata, é possível eliminar o uso do óculos no pós-operatório de catarata, pois elas produzem visão de perto, longe e intermediário sem a necessidade de óculos.
- Biometria (cálculo do grau da lente intra-ocular): O exame topografia de córnea fornece informações sobre a curvatura da córnea. Esses dados são utilizados pelas fórmulas de biometria a fim de calcular o grau ideal da lente inra-ocular a ser implantada na cirurgia de catarata.
- Doenças da Superfície Ocular: O exame topografia de córnea fornece importantes informações sobre a superfície da córnea e filme lacrimal, especialmente importante para orientar o tratamento em pacientes com blefarite, meibomite e olho seco.
- Pós-operatório de cirurgias oculares: Em casos de transplantes penetrantes de córnea ou outras cirurgias oculares que envolvem a retirada de pontos, o exame topografia de córnea identifica se é necessário remover pontos e qual ponto deve ser retirado para reduzir o astigmatismo da córnea.
A clinica AORP possui topógrafo - aberrômetro de última geração, o OPD Scan III.
O Dr. Gustavo Mansur Castro é especialista em córnea, retina e cirurgia de catarata com mais de 30.000 cirurgias realizadas, tendo participado de mais de 60 congressos nacionais e internacionais onde fez cirurgias ao vivo, coordenou sessões e ministrou mais de 150 palestras.
Agende agora a sua consulta ou exame!