Clique nas imagens para ampliar
A consulta ocular deve ser realizada em todos os indivíduos de qualquer idade, anualmente.
Durante a consulta ocular, seu médico oftalmologista deve ser informado sobre suas queixas oculares ou visuais e irá atuar a fim de proporcionar melhora nos sintomas.
Hoje em dia é frequente encontrarmos pacientes em estágio avancado de doenças que causam perda visual severa como catarata, glaucoma ou retinopatia diabética que simplesmente atingem o estágio de cegueira por ficarem muitos anos sem procurar ajuda na consulta ocular.
É importante salientar a importância do acompanhamento das crianças na consulta ocular. O desenvolvimento visual se dá até os 7 anos de idade. Nesse período de tempo, qualquer fator que comprometa a visão da criança como anisometropia (diferença grande entre o grau do olho direito e o grau do olho esquerdo) ou estrabismo (mais conhecido como desvio ocular, que pode ser bem evidente ou mesmo imperceptível), pode levar a um déficit irreversível no desenvolvimento visual da criança que não é passível de reversão na vida adulta.
QUAL O TRATAMENTO NA VIDA ADULTA SOBRE A CONSULTA OCULAR
Na idade adulta é muito frequente as queixas referentes a irritaçoes oculares, baixa acuidade visual e óculos fraco. Nesta época as doenças mais prevalentes que causam perda visual começam a aumentar sua incidência (como catarata, glaucoma e retinopatia diabética) que se mantém alta nos pacietes idosos.
Na consulta ocular, o oftalmologista vai medir a visão, verificar se há a necessidade do uso de óculos, avaliar o fundo de olho, medir a pressão dos olhos e fazer exames ainda mais específicos caso seja diagnosticada alguma doença.
É importante encontrar um local de referência para consulta ocular, pois trata-se do local onde todos devem ir pelo menos uma vez ao ano.
O médico oftalmologista conta com diversos equipamentos na consulta ocular que são utilizados com o objetivo de diagnosticar e acompanhar diversas patologias oculares: lâmpada de fenda, projetor, refrator, auto-refrator e tonômetro e exames mais sofisticados como biometria óptica, topografia de córnea (ou ceratoscopia computadorizada), aberrometria com OPD Scan III, campimetria computadorizada, paquimetria de córnea, tomografia de coerência óptica (OCT) de mácula, de córnea ou de nervo óptico (de papila), ultrassonografia ocular, microscopia especular, entre outros.
O Dr. Gustavo Mansur Castro é especialista em córnea, retina e cirurgia de catarata com mais de 30.000 cirurgias realizadas, tendo participado de mais de 60 congressos nacionais e internacionais onde fez cirurgias ao vivo, coordenou sessões e ministrou mais de 150 palestras.