Clique nas imagens para ampliar
A miopia consiste em um erro refracional do olho humano em que as imagens distantes encontam-se desfocadas e as imagens próximas encontram-se focadas. Esta é a razão pela qual a maioria dos míopes enxerga mal de longe e bem de perto. Geralmente a miopia se manifesta ainda na infância e pode progredir no decorrer da vida
QUAL O OBJETIVO DA CIRURGIA DE MIOPIA A LASER
A cirurgia de miopia a laser tem como objetivo realizar a correção miopia utilizando-se de um tipo de equipamento, chamado de excimer laser que remove tecido da córnea de forma artesanal com o objetivo de corrigir o erro refracional.
A cirurgia de miopia a laser corrige também o astigmatismo, geralmente presente em maior ou menor grau.
A cirurgia de miopia a laser é um procedimento rápido e seguro onde ambos os olhos podem ser operados no mesmo dia ou em dias diferentes.
O tempo de afastamento das atividades após a cirurgia de miopia a laser varia entre 2 a 7 dias.
Não são todos os olhos que podem submeter-se a cirurgia de miopia a laser. Vai depender do grau de miopia e astigmatismo. Existem alguns exames que devem ser realizados para medir a curvatura, espessura e elasticidade da córnea a fim de determinar a segurança da cirurgia. Em córneas muito finas, na presença de ceratocone, ou curvatura elevada, geralmente a cirurgia de miopia a laser é contra-indicada.
As técnicas mais utilizadas na cirurgia de miopia a laser são o LASIK e o PRK. Os exames pré-operatórios e questionário baseado no estilo de vida irão determinar quais das 2 técnicas é a mais indicada em cada caso.
No LASIK, um aparelho chamado microcerátomo cria uma lamela na córnea, que é levantada para a realização do laser. Após a aplicação do laser, a lamela é reposicionada. Em alguns casos o cirurgião pode optar por colocar uma lente de contato por alguns dias.
No PRK, simplesmente o epitélio é removido, aplica-se o laser e depois coloca-se uma lente de contato que vai ficar no olho por 5 dias para ajudar na cicatrização.
O pós-operatório após cirurgia de miopia a laser requer o uso de colírios, evitar coçar os olhos, assim como o uso de óculos escuros nas atividades ao ar livre por algum tempo. De maneira geral os pacientes não se queixam de dor.
O Dr. Gustavo Mansur Castro é especialista em córnea, retina e cirurgia de catarata com mais de 30.000 cirurgias oftalmológicas realizadas, tendo participado de mais de 60 congressos nacionais e internacionais e ministrado mais de 150 palestras nos mesmos.
A clínica AORP realiza cirurgia de miopia a laser com a tecnologia mais avançada disponível! Marque agora a sua consulta!